dimanche 6 juillet 2008

Salut!

Olá queridos!

Aqui estou eu de volta, na tentativa de colocá-los a par dos últimos acontecimentos...

Bem, dia 24 de junho, duas terças atrás, foi feriado aqui. Comemorava-se o dia do Québec. Foi uma festona, com desfile e tudo. A gente, claro, foi dar uma conferida. Mas, claro-2, esquecemos a máquina fotográfica. Mas tudo bem... depois eu roubo as fotos da Renatinha ;)

Lá pelas tantas encontramos nossos amiguitos e resolvemos, depois que o desfile acabou, vir aqui pra casa jogar conversa fora e comer umas besteirinhas.




Foi super divertido... adorei! Adoro ter amigos em casa!
No fim de semana seguinte, eu e o Lu fomos a Picton, uma cidade há uns 400 km daqui, encontrar a Kety e o René, amigos do Lu da Embraer que já vieram pro Canadá há uns três anos e agora moram perto de Toronto.


Foi muito legal! A cidade nem é muito grande, mas é bem bonitinha. Tem meio que um ar campestre. Tem várias vinícolas e produtoras de queijo.
Fica já no estado de Ontario, o que foi engraçado, porque lá pelas tantas eu realmente senti falta de ouvir o francês. Que coisa, né?!
Almoçamos aí nesse lugarzinho meia-boca, uma sopinha muito boa, com queijinhos e um vinho bem gostoso. Ao lado da casa, que era o restaurante, ficam as parreiras de onde ele produzem o vinho. Tudo de bom!



Depois, fomos passear de carro, porque tudo é bem longe, já que é uma região meio de fazenda... Lá pelas tantas vimos uma plantação de morango com uma plaquinha embaixo dizendo: "Pick your own". Isso mesmo! Você escolhe os morangos, enche uma caixinha e leva pra casa. Não é demais?!!!
Claro, que a gente foi lá, né!!

E olha que linda ficou a minha caixinha:



E quem disse que no Canadá não tem praia? Praia de rio, tudo bem... mas tem!
Na verdade são umas dunas que terminam no rio. Muito lindo!

A gente aproveitou o fim de tarde (até mais ou menos umas oito da tarde) batendo papo.
Mais os três engenheiros, que botaram em dia uma conversa de quase três anos sem se encontrar, hehe...


Enquanto isso, eu aproveitei pra registrar o momento.
E deu até pra tirar uma foto legalzinha da companheira aí de baixo.

Uma gaivota que ficou um tempão andando ali por perto da gente. Saudade da ilha... da minha ilha...


No dia seguinte de manhã fomos conhecer o tal lago que fica nas montanhas.
Eu não vou saber explicar os fenômenos físicos que fizeram o lago aparecer lá em cima. Só sei que tinha lá uma plaquinha dizendo que ninguém sabe direito como tanta água foi para lá no alto, e que por isso acabou virando ponto turístico.
Só digo que é bem bonito. E que venta!!!


Do outro lado da foto, fica esse mirante aí, de onde dá pra ver o Lago Ontário. Assim dá pra vocês terem uma noção da diferença de altitude. Feio, né?!

Depois, mais um almoço com uma vistinha mais ou menos, numa vinícola de cidras (deve ter um outro nome, mas eu não me lembro...). Muito gostosa!
E almoçamos aí, do ladinho das parreiras e com o rio ao fundo. Ê vida dura...


Dia primeiro de julho, terça passada, foi feriado também. Dia do Canadá. E dia oficial da mudança! Todo mundo se muda, porque vários contratos vencem no dia primeiro. Nós, claro, temos vááárias teorias de porque esse virou o dia oficial da mudança, mas deixa prá lá.
A gente, que não tava se mudando, aproveitou pra ir comer umas comidinhas de boteco na casa dos turus. Meu Deus, que vida dura! Aiai... Rimos até, falamos até e, claro, comemos até!

Ontem foi dia de faxina no apê novo. E a galera, que tá junta na alegria e na tristeza, se dispôs a dar uma mãozinha... a Bia e o Lu realmente botaram a mão na massa!
Enquanto eu registrava o momento e o Adílson e o Pipe checavam email e trocavam musiquinhas...

Hahahaha!
Brincadeiras à parte, antes de parar pra descansar e bater foto, o pessoal nos deu uma mega ajuda! Foi muito mais rápido e divertido. Fazer faxina assim é um baita programa de fim de semana.
A Renatinha, que tava trabalhando até meio-dia, chegou pra bater a foto da galera na nossa caminha, primeiro móvel que chegou! Aonde dormir a gente já tem...

Depois, fomos almoçar num restaurante português e matamos a vontade de comer bacalhau, eba!
Sobremesa, fondant à la canelle. Delícia!
E, papo na casa dos turus, com direito a violão e tudo! E com sotaque mineiro. Ê trem bão...
Depois, Festival de Jazz, pra fechar a noite de sábado muito bem, obrigada!
Hoje vamos ao parque Jean-Drapeau, andar de bicicleta e tomar um solzinho, pra não desapontar a galera quando dizemos que viemos do Brasil, hehehe...
No meio de tudo isso, minhas semanas têm sido de aprender francês com os pequenos de 5 e 6 anos que estou cuidando na colônia de férias do YMCA em Ville St-Laurent. Eles são super fofos e sempre me corrigem quando falo alguma coisa errada, hehehe...
Essa semana começa meu curso de francês, débutant 3. E quinta-feira mamãe e Jorge estão aí! Aiiiii contagem regressiva!!!
Saudade sem noção!
E por hoje é só, pessoal!
Pelo jeito vai ser nesse ritmo mesmo... de tempos em tempos as notícias vêm em bloco! Sorry, mas a vidinha tá começando a ficar corrida.
Beijos muitos e muita, muita saudade!
Obrigada pelos recadinhos carinhosos...
Amo muito vocês!

9 commentaires:

Do Brasil ao Mundo a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
ju k a dit…

puta que saudade...cara teu cabelo tá gigante. continua surreal te ver num blog entre pessoas q eu via em outros blogs antes de vcs irem pra Montreal. surreal eu ver vcs nas paisagens q eu já conheço há mais de um ano, qd começou minha pesquisa sobre o Canadá. surreal ver vcs indo a lugares q não sabem bem o nome e eu já sabia sem nunca ter estado lá. tudo muito muito surreal. q bom, eu amo surrealismo! muito legal vai ser qd a gente chegar ( se vcs ainda estiverem aí) e vcs mostrarem pra gente tudo aquilo que conheço por site, e tudo aquilo q por site não tem como conhecer, como os sabores e cheiros...até lá a gente curte a saudade, tempero puramente brasileiro pra um amor bem internacional! bju bju bju bju...aproveita muito

ps: a fuzarka aí em cima era eu, é meu e-mail de spam q tava logado.

Graziela Esteves a dit…

Ila que legal td isso! Quero um guia turístico particular qdo eu chegar aí! rsrsrs. E qdo vcs vão se mudar, alguma previsão? Amei aqueles morangos, meu Deus!!
Ah, ontem teve um encontro aqui das pessoas de Campinas que vão migrar pro Canadá e foi muito legal. Fiquei com muito mais vontade de ir logo! Beijooooo pra vcs dois aí.

Anonyme a dit…

Estais linda amiga!!!
transbordas felicidade!!

Fico mto feliz por ti, espero que realmente as fotos estejam mostrando a verdade e tudo isso que vejo e sinto seja o que tens passado.

Saudade grande... quem sabe marcamos um jantarzinho beterraba aí no teu apê? hehehehe

beijo gigante!!

Thais Zimmermann

Anonyme a dit…

Ila querida mto bom conhecer voce!
Amei te conhecer de pertinho,desejo a voce e o Luzito tudo de bom!!!!! nao de mta moleza pro Lu nao!!!Desculpa se alugamos o Lu e conversamos demais ...mas tinhamos q colocar o bapo em dia neh!!
beijohs
qdo quiserem visitar, London, Ontario,...eh soh aparecer!
Kety

Eve a dit…

Que delícia esses relatos, pena que acabam. Vou baixando a tela e torcendo para que fiquem mais longos. A essa hora o casal já está a caminho. Curtam bastante, mate a saudade e mande um beijo bem grande pra eles. Um super bj prá vc.

Anonyme a dit…

I L A
I L H A
Um H separa a Ila da Ilha.
Uma gaivota faz ponte entre a Ila e a Ilha.
Fazendo parecer que todo lugar se resume num só lugar:
AQUELE EM QUE A FELICIDADE ESTÁ!!

Grande beijo e saudade!! Dinda.

Luiza Bodenmüller a dit…

depois desse comentário da dinda não tem nem graça eu escrever qualquer outra coisa...

beijão!

Anonyme a dit…

ILA!!!

Adorei sua casinha!!! E pelo jeito vc está mais que aproveitando o Canadá! =) Imagino agora com sua mamis por perto!! Delícia, hein??!!

Um beijão para todos aí (Vc, Lu, Jorge, Monique) e tô aqui na torcida por vcs!!!

Josi