mardi 20 mai 2008

Biodôme de Montreal

Um dos primeiros ecossistemas do Biodôme é a Floresta Tropical.

Por mais que pra gente não seja muito novidade, foi bem bom sentir na pele um clima conhecido. Aqui, certamente, será um dos refúgios nos dias de neve intensa...





O Brasil está representado com muitas plantas e animais. Araras, mico-leão e etc.
Como segunda-feira foi feriado em todo o Canadá, Montreal estava "bombando". E o Biodôme, idem. Cheio de famílias que vieram trazer seus filhos pra passear nessa espécie de "zoológico coberto". Tinha realmente uma infinidade de crianças, de todas as idades, excitadíssimas com tantas novidades.


Batiam mil fotos e exclamavam impressionadas o nome dos animais, em inglês, como está escrito nas plaquinhas.
Confesso que me deu uma peninha delas por não terem a chance que nós aí do Brasil temos, de conviver com a natureza tão de perto e tão constantemente. Claro que aí nem tudo são flores e que aqui no hemisfério Norte também há muito o que conhecer. Nossas crianças, por exemplo, passam longe de ver um rio congelado. E de acompanhar as estações super bem definidas... viva a diversidade!
Mas que deu até uma saudadinha da trillha pra Costa da Lagoa, isso deu...




E apesar da característica canadense que a gente mais conhece ser a neve e o frio, aqui também tem árvore. Inclusive uma delas emprestou uma de suas folhas pra ser o símbolo do país.
Se tivesse que dar um nome pra essa foto seria: "Moi et l'Érable".
No Brasil a árvore é conhecida como plátano.
Do tronco da árvore se extrai o Syrup de l'Érable, um xarope mesmo, de cor e textura parecida com mel, mas o sabor é bem mais suave. Aqui se costuma colocar em cima do waffle. Claro que já agradou e já tem o segundo pote na nossa geladeira.

Mas, como eu disse antes, cada lugar tem suas particularidades, a criança aqui, ficou embasbacada com os pinguins! ADORO! E um deles foi com a minha cara e ficou "bicando" o vidro bem na minha frente. AHHH! Daí as crianças é que devem ter rido de mim, que fiquei que nem uma boboca parada na frente do vidro brincando com o pinguim, como se fosse comigo mesmo que estivesse brincando, hehehe...






Como eu não bati mais fotinhos dos pinguins do Biodôme, mas eu sou bobona por eles, coloco uma do aquário de Yokohama:



Pinguim Imperador.
Amo! Lindo, lindo... E, pra quem não viu ainda, recomendo muito o filme "A Marcha dos Pinguins". Lindo de "viver", como diz a Thâmara (hehe...).

5 commentaires:

ju k a dit…

eu amo pinguins também. eu suuuuuuuper me identifico com eles. esse formatinho baixinho e rechonchudinho, e mais pra engraçado q pra gracioso...sou eu mesma!!!saudade, bju
ps: já vai pesquisando aí qto custa mandar cositchas pra cá...

Anonyme a dit…

Ila!!!

Curtindo Montreal, hein??! Isso aí!!! Quer dizer que adorou o syrup?!! hehehe! Aqui em casa só ficou numa colherzinha...!! Ainda tenho 2 potes!! Mas faltam o walfe e a panqueca gostosa que tem por aí....!

Como está com a Universidade daí? Abrindo caminhos?
Por aqui cada vez mais certo que iremos para o Canadá em Maio de 2009! E aí vou precisar de uma guia especializada em primavera/verão de Motreal!!

Um beijo grande! Pra vc e para o Luciano

Torcemos por vcs!

Ps: e o war online??

Josi e Erico

Luiza Bodenmüller a dit…

eu tenho medo de pingüins.. e de ornitorrincos.



vai ter uma peça aqui sobre a vida da Frida.. com a Rosamaria Murtinho.. tá lá no guiafloripa!!

beijos!
(embarco em 20h!!!!=D)

Eve a dit…

Ila, também adoro os bichinhos. Minha coleção de pinguins é enorme. E tô adorando o teu blog. Me lembra muito as minhas incursões por NY. Enquanto marido trabalha, a gente passeia. haha. Acho que agora ela tá se vingando, enquanto eu trabalho, ele passeia. (brincadeirinha). bjs

Anonyme a dit…

Quando existe amor verdadeiro nenhum escudo é capaz de impedir a grande energia que emana do ser que ama.
E os pinguins sabem disso!!
Com carinho, Dinda.