mercredi 7 mai 2008

Coisas de Metrópoles

No meu segundo dia de passeio aqui em Montreal, aproveitei para andar um pouco sem rumo, para conhecer a cidade, na companhia da minha nova amiga Lana (brasileira que chegou no mesmo dia que a gente. O marido dela tb vai trabalhar na Bombardier).

Entramos numa igreja anglicana, que tem uma a cada esquina por aqui, e que, preciso confessar, são bem mais singelas que as nossas católicas, que também tem aos montes...

A primeira coisa que me chamou a atenção, foi que a cruz no altar, de madeira bem rústica, tinha um ramalhete de flores e um pano branco, demontrando claramente o Tempo da Páscoa. Me lembrou muito as manhãs de sábado passadas no Morro das Ovelhas. E isso já me fez sentir uma paz imensa. Aprovitei e fiquei um pouquinho em silêncio pra desfrutar desse sentimento de Ressurreição.

Quando me virei para ir embora, vi uma bandeira pendurada ao lado da porta :

Primeiro achei que era alguma outra coisa que eu não sabia do que se tratava, mas chegando mais perto vi que era exatamente o que eu pensava: a bandeira da diversidade! Embaixo dela tinha uma plaquinha dizendo que aquele era um símbolo de que naquele lugar todos eram bem-vindos! Que aquela igreja é um local que acolhe com carinho a comunidade GLBT, que luta pela diversidade e pelo direito à diferença.
Concluia dizendo que o que eles mais queriam era que quem quer que entrasse ali, "no mather who" sentisse a paz e o amor de Cristo. Achei muito legal!
Realmente, as metrópoles costumam ter essa característica: serem mais abertas os novo, ao diferente. E ver que a espiritualidade também se propõe a ter este espírito é muito consolador.

3 commentaires:

ju k a dit…

totalmente oposto do q experimentei esta semana. uma aluna minha, que é adventista ( não por ser adventista, tem muito adventista cabeça aberta), me disse que foi na parada gay ( e não da diversidade) para entregar uns panfletos sobre a igreja dela, tentando converter o pessoal da parada. Acrescentou: se uma daquelas almas se salvar, valerá a pena.credo. bju

Luiza Bodenmüller a dit…

muito bom! muito bom! muito bom!~
o comentário não é sobre o post, é sobre o blog!
muito bom poder saber como andam as coisas por aí e tal...pq a saudade realmente é uma bela merda mole e fedida!!

beijão!
mamute

Eve a dit…

Ila, minha querida, que legal a idéia do blog, com certeza estarei aqui para acompanhar suas peripécias pela nova terra. Desejo tudo de bom pra você e que sua adaptação seja fantástica. Como toda boa ariana, tenho certeza que será. Super beijo Eve